Qual a diferença entre Moda e Estilo?

 Por Carol Barroca

SIM! Moda e estilo são duas coisas completamente diferentes. 

Moda tem muito mais a ver com comportamentos coletivos de uma determinada época, em um determinado local. O termo vem do francês "mode" e tem muito mais relação com psicologia social do que a gente consegue imaginar. 

Uma coisa a se pensar é que a moda é uma construção da sociedade. E a sociedade, por si só, não é nada estática ou fixa. É altamente mutável de acordo com suas ideologias e comportamentos vigentes. 

Não é à toda que a gente vê mudanças muito significativas na moda em um período relativamente longo, como uma década por exemplo. O que era considerado moda em 2010 nem sempre é considerado da mesma forma, pelas mesmas pessoas, em 2020. E por aí vai. 

Imagina hoje alguém andar por aí como se usualmente andava em 1880... Vão te chamar de maluca, no mínimo. 

Ok! você entendeu que a moda muda e é relativa a um grupo ou uma cultura. 

Mas, e o estilo? 

Quando a gente fala em estilo vem logo à mente uma manifestação bem mais individual. E é isso mesmo. 

Estilo tem a ver com personalidade, comportamento, modo de ver o mundo e de se perceber nele. Por isso dizemos que estilo é próprio de cada pessoa. 

Porém, temos que lembrar que a moda da época vai sim interferir no estilo de cada um. Afinal, mesmo que você esteja usando uma peça que fez muito sucesso e foi a cara dos anos 1980, por exemplo, é muito provável que você faça adaptações àquela peça, para que se tenha mais a ver com o que se usa em 2022. 

Sacou? 

Tu toparia sair com este modelito dos
anos 1880 hoje, amiga? 
Só se fosse pra uma festa à Fantasia, né? 

Entre moda e estilo EU - repito para fixar bem: EU! - prefiro o estilo. 

A resposta para esta preferência é bem simples: O estilo é uma escolha, uma manifestação do seu eu. Seja ele seu "eu real" ou seu "eu imaginário". 


Eita! Complicou!  Que danado é "eu real" e "eu imaginário"? 

Bom... vamos deixar este papo pra uma outra ocasião, quando a gente estiver mais no clima para aquela conversa envolvendo Psicologia. 


E você? Prefere Moda Ou Estilo? 

Conta aí pra mim nos comentários...

Moda nos anos 1980: 
Blazer enorme, com ombreiras gigantes. 


Moda dos anos 1980 repaginada para caber 
na moda dos anos 2020: Blazer Boyfriend 
(mais largo, mas sem exagero) e 
ombreiras (não tão gigantes assim!) 

Ainda na vibe "Estilo X Moda": 
detalhes como calçados, bolsa e acessórios, 
escolha da cor e combinações com outras peças
de vestuário são ajudantes para definir 
o que entendemos por estilo. 
😉






Comentários

Postar um comentário