O surreal na Moda

Por Carolina Barroca

O movimento artístico surgido em meados da década de 1920, especialmente em Paris, até hoje rende o que falar quando invade a moda.

Quando se fala em surrealismo, é impossível não lembrar de imediato de Salvador Dalí e de suas obras que pareciam ser retiradas dos mais loucos sonhos recheados de imagens que em nada lembram a realidade exata.



A sua influência na moda foi logo imediata: a italiana Elsa Schiaparelli incorporou o surrelismo nas suas criações, na mesma época em que Chanel desfilava seus terninhos.

Os chapéus doidinhos, estampas diferenciadas e desenhos aplicados tomaram conta do vestuário de forma inédita, por conta da irreverência da estilista. Além disso, ela "criou"a cor rosa choque.

Veja algumas peças dela:













A coleção que bombou da Prada no mundo inteiro (e vi uma certa influência em Stella McCartney também) teve uma inspiração direta neste modelito abaixo vestido por Wallis Simpson - (que já mostrei aqui em Post Anterior), inclusive esta dupla (Elsa Schiaparelli and Miuccia Prada)  sendo tema de exposição no Metropolitan Museum of Art (Met).

(http://www.metmuseum.org/en/exhibitions/listings/2012/impossible-conversations)



Prada (Spring 2011)



Stella McCartney (2012)






O tempo se passou, mas o surreal permaneceu na moda... 

A espanhola Agatha Ruiz de La Prada herdou esta herança e traz o surreal não só através de cortes e estampas e aplicações, mas também através das cores, sempre vivas!

Veja algumas de suas peças:


Foto: Alessandro Garofalo/Reuters



Comentários

  1. perfeito o post Carol, já compartilhei no meu mural!!! Sempre me interessei muito por esse tema surrealismo e moda... e confesso que tenho curiosidade de conhecer mais do universo de Elsa Schiaparelli.... depois vou dar uma fuçada no link da expo que vc. indicou!! Parabéns querida, o blog tá mara e os posts cada um mais delícia que o outro...

    ResponderExcluir

Postar um comentário