Quem não ama PIN UPS?

Por Carolina Barroca

tem tudo a ver com história da moda.

Elas surgiram bombando, literalmente, na segunda Guerra Mundial, na segunda metade da década de 1940, para trazer um pouco de alegria na vida dos combatentes norte-americanos, envolvidos nas batalhas especialmente contra os japoneses.

"Carinha"de inocente e roupinhas provocantes, elas eram reproduzidas em fotos e em ilustrações.

O termo "PIN UP" é uma referência ao que se fazia a estas fotos ou ilustrações: pendurava-se bem à vista, nas paredes. Basta lembrar dos calendários de peladas nas borracharias!

Entre os grandes nomes desta "arte" - claro que na época tinha um tom pornô para a sociedade ultra conservadora - estão  minha eterna musa  e maior símbolo de feminilidade Marilyn Monroe e Bettie Page.

As ilustrações abaixo são de Gil Elvgren, que eu simplesmente amo!

(Gil Elvgren (1914-1980): muitos minimizam seu valor por o considerarem um artista muito comercial, mas é justamente pela intensa criação de pin-ups para campanhas publicitárias de produtos da Coca-Cola e da General Electric, entre outras marcas, que Gil Elvgren tornou-se um dos mais importantes criadores de pin-ups no século 20. Além do seu trabalho para publicidade, ele contribuiu com ilustrações para importantes revistas americanas, como a Cosmopolitan.)


Esta aqui em baixo é a Bettie Page, podre de linda!!!






Comentários